Projeto Ilídio Pinho 2012 - "Biodiesel – desenvolvimento verde"




O óleo usado na confeção dos alimentos é um resíduo poluente que pode danificar os ecossistemas se não for devidamente tratado ou se for abandonado no ambiente natural.
A valorização deste resíduo, através da sua transformação em biodiesel, torna-se um recurso de utilização local, nomeadamente na sua utilização como combustível para máquinas agrícolas utilizadas pelos agricultores da região e como fonte de aquecimento para estruturas agrícolas.
Com este projeto pretende-se produzir biodiesel a partir de óleos provenientes da cantina da escola e de restaurantes locais aderentes.
Estabelecendo um protocolo com as autarquias locais, o biodiesel produzido poderá ser utilizado em tratores, motores de rega a diesel, caldeiras de aquecimento de estufas e em alfaias que utilizem este tipo de combustível, melhorando a rentabilização da produção agrícola, contribuindo para o crescimento económico da região e melhorando o ambiente. Em contrapartida a escola obterá mais apoio das autarquias no processo de melhoria da qualidade do biodiesel e do seu processo de produção.
Pretende-se também rentabilizar os equipamentos já existentes na escola, nomeadamente a máquina processadora de biodiesel, o laboratório de Física/Química e a oficina do curso profissional de Energias Renováveis - ramo bioenergia já existentes na escola.
Por outro lado, em parceria com a empresa produtora de biodiesel FUTURE FUEL, pretende-se realizar um estudo da qualidade do biodiesel produzido nos nossos laboratórios confrontando-o com o biodiesel já comercializável nos mercados.
Pretende-se aperfeiçoar a qualidade do biodiesel produzido, melhorando o processo de selecção dos vários tipos de óleos usados, a técnica de produção, o processo de lavagem e purificação e a sua manipulação. Todas estas tarefas serão realizadas pelos alunos do 12º ano do curso de Energias Renováveis. As análises químicas inerentes ao processo serão realizadas na área curricular de Química pelos alunos do ensino secundário desta escola.
Em parceria com a oficina de reparação automóvel OFICINA MARTINS e com o apoio do curso CEF de Mecânica de Serviços Rápidos, analisaremos o efeito da utilização do biodiesel nos motores, nomeadamente através da análise do seu desempenho, do desgaste provocado e da emissão de CO2. Neste último caso utilizaremos um protocolo com o Centro de Inspeção Automóvel local.
Os resultados obtidos serão apresentados no Web Site, na revista da escola e projetados na comunicação social local. Esta tarefa estará a cargo dos alunos do curso profissional de Ação Social.
Objetivos:
- Recolher óleos usados, metanol e catalisadores para o processo de produção de biodiesel;
- Investigar a técnica de produção de biodiesel;
- Desenvolver a técnica de produção de biodiesel;
- Melhorar a qualidade final do produto;
- Testar o biodiesel em máquinas e motores agrícolas;
- Testar o desempenho das máquinas e motores;
- Analisar o grau de emissão de CO2 do biodiesel, comparando com o diesel;
- Analisar quimicamente tipos de biodiesel existentes no mercado;
- Verificar a rentabilidade económica agrícola;
- Estabelecer protocolos com empresas e instituições;
- Envolver a comunidade educativa e local num projeto científico inovador;
- Promover a troca de experiências entre as entidades e parcerias estabelecidas;
- Promover a troca de experiências entre professores de várias áreas e alunos de vários cursos.
Resultados esperados:
- Produzir biodiesel com um grau de pureza satisfazendo as normas legais de forma a poder ser usado em máquinas agrícolas com a devida eficiência e rentabilidade;
- Rentabilizar o biodiesel produzido na escola;

Sem comentários: