Projecto Ilídio Pinho 2010 - "Photo-Física" (Não aprovado)

“Photo-Física” é o tema deste projecto que procura descobrir a beleza desta ciência através da fotografia.

A Física é uma ciência que parte da observação de fenómenos naturais que nos rodeiam, de pensar sobre eles, e de os traduzir para uma linguagem matemática compreensível pelo homem. As equações descrevem os movimentos. A luz é vista como um fenómeno ondulatório. A matéria confunde-se com energia, segundo prova Albert Einstein através de uma fórmula matemática. O espaço e o tempo são quantificáveis. Mas, no entanto, relativos.

Acreditamos na possibilidade de reconhecermos os conceitos físicos estudados no ensino secundário à luz da imagem, da fotografia e principalmente… pela arte da contemplação.

Neste contexto, pretende-se realizar uma exposição fotográfica onde o observador será induzido a confrontar a beleza daquilo que observa em cada imagem, com os conceitos físicos e matemáticos que estão por detrás dessa mesma imagem. A natureza das coisas e dos fenómenos físicos em concordância com os respectivos modelos matemáticos, decifrados pela inteligência humana. A cada fotografia e a cada modelo, estará também presente um rosto de um físico que ficou conhecido na história pelo seu desenvolvimento teórico inerente.

Pensamos que as leis da Física podem ser traduzidas de uma forma poética através da imagem. Os planetas e os astros serão observados e fotografados.

Partindo deste princípio, e com recurso a máquinas fotográficas adequadas, alunos do ensino secundário (turmas 12º A e B) partirão para o terreno na tentativa de capturar “aquela” foto que, pela sua beleza e pela sua originalidade, nos leva intuitivamente a relaciona-la com “aquele” conceito estudado na sala de aula. Esse conceito certamente terá as pegadas de um cientista que o estudou. A sua biografia e os seus modelos matemáticos serão expostos junto da fotografia para assim tudo se relacionar e produzir conhecimento.

Posteriormente, as fotos, conjuntamente com os respectivos conceitos matemáticos e teorias desenvolvidas por cientistas, serão expostas no centro de recursos da escola (Semana +), para poderem ser observadas por toda a comunidade educativa.

Acreditando no sucesso deste projecto, pretendemos ser ambiciosos ao ponto de levar ao público as referidas obras. Neste sentido, pretendemos realizar uma exposição fotográfica no salão da Câmara Municipal de Caminha e também nos Paços do Concelho na Câmara Municipal de Viana do Castelo.

As actividades efectuadas, bem como os resultados obtidos, serão publicados no jornal escolar “Letras de Âncora” e no jornal local “Terra e Mar”. Paralelamente será dado particular atenção ao projecto através deste blog de apoio na Internet (http://ilidiopinho.blogspot.com) onde se pode ler este texto.

Sem comentários: