Projeto Ilídio Pinho 2009 - A MATEMÁTICA DAS COISAS

A matemática das coisas é o tema deste projecto e pretende ir ao encontro de uma tendência actual, partilhada por muitos autores e assumida por professores e formadores, que defendem o ensino experimental desta ciência através da experimentação, da simulação e da representação por modelos matemáticos de situações da vida real.

O mundo é redondo, uma maçã cortada ao meio é simétrica, a calçada portuguesa esconde geometria, a trajectória de uma bola de basquetebol é uma parábola (ou quase)… Que relação existe entre a electricidade produzida por um célula fotovoltaica e o ângulo de incidência dos raios solares? Porque é que o fio de azeite que cai na sopa é cilíndrico? Porque é que a aceleração é a derivada da velocidade? Vivemos rodeados de matemática! Muitas destas situações do nosso dia-a-dia podem ser abordadas no contexto de sala de aula através de um processo ensino-aprendizagem que, além de ensinar, incute nas crianças e jovens o gosto por aprender.

Partindo deste princípio, e com tecnologias apropriadas como o Modellus (ferramenta computacional de criação e exploração de modelos matemáticos), sensores CBR e CBL das máquinas gráficas TI 83 e TI 84 (utilizadas para análise e tratamento de amostras de fenómenos físicos), e, por fim, os quadros interactivos multimédia - QIM (animação e divulgação das experiências realizadas), pretende-se descobrir e modelar matematicamente um mundo de fenómenos da vida real.

Grupos de alunos do curso profissional (Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos - 10º ano, turma I) munidos de máquinas fotográficas, pouco papel e um enorme espírito de observação, partirão para o terreno, observando a natureza, descobrindo fenómenos e realizando experiências. Posteriormente, e já em contexto de sala de aula, analisaremos os dados obtidos, procederemos às simulações necessárias e tiraremos as devidas conclusões que darão origem a princípios matemáticos que governam o mundo que julgamos conhecer. Concretizaremos desta forma o ensino experimental da matemática.

As actividades efectuadas bem como as conclusões obtidas serão publicadas num jornal escolar especialmente dedicado ao projecto (boletim Matematix) e num blog de apoio na Internet (
http://ilidiopinho.blogspot.com) onde já se pode ler este texto.

Na Semana da Ciência e da Tecnologia, a ter lugar na última semana de Abril, os alunos irão apresentar à comunidade educativa todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projecto, revelando as competências adquiridas e o gosto que proporcionam as actividades experimentais em matemática.

É também objectivo do projecto sensibilizar a população adulta local, através da educação e formação de adultos (curso EFA) e envolvendo a autarquia local (Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora) no sentido de sensibilizar e instruir o maior número de adultos, pais daqueles que serão um dia os nossos alunos.

Sem comentários: